A nova forma de interagir com vídeos online

O Wall Street Journal se lançou na empreitada de engajar seus telenautas nos vídeos que estão produzindo. Na verdade, é uma tendência que já havia começado e veículos como a BBC estão usando.

O repórter do WSJ gravou vídeos em primeira pessoa. É uma narrativa que faz com que o espectador se sinta como parte integrante do vídeo. Como vissem através dos personagens entrevistados para o vídeo. O tema, no caso, é a reforma na saúde nos EUA. São diferentes pontos de vista para mostrar como o novo sistema vai afetar a vida das pessoas no país.

TV ou internet, sabemos que a linguagem audiovisual no jornalismo é limitada. Esse novo formato de vídeo interativo expande de forma otimizada a compreensão do tema.

O diferente do vídeo são os itens gráficos, dados e links que direcionam o espectador para várias editorias ao mesmo tempo – o que faz com que a apreensão do conteúdo do vídeo seja amplamente absorvido por quem assiste de um ponto de vista integralizado.

Outro exemplo é um vídeo criado pela BBC sobre o vazamento de petróleo na região da costa do Golfo americano. A rotina de um morador local é o ponto principal do vídeo e, enquanto a matéria segue, o espectador pode interagir com o material clicando e lendo links, dados e textos que aparecem na tela.

Na seara das novas mídias, o Santo Graal do engajamento com o público está sob busca incessante dos meios de comunicação. Parece que esse novo desenho de vídeo vai agradar o toque dos dedos de quem já usa tablets e smartphones para ler e assistir notícias.

Posso perceber que a linguagem do vídeo online é mais despojada, entrecortada e mais simples que a da TV. Alguns editores de novas mídias acham que a TV sempre terá uma abordagem mais linear e clássica, sem fugir dos padrões.

Isto é assunto para outro post.

Vídeo do WSJ: http://wsj.com/prescribed

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: