O jornalista Geoff McGhee – ex-New York Times e ex-ABCnews.com – dedicou-se, nos últimos anos, a estudar visualização de dados pela Universidade de Stanford.
O resultado foi a compilação interessantíssima “Journalism in Age of Data”, onde McGhee traça um caminho para o jornalista não se perder e, o mais importante, se aperfeiçoar na visualização de dados para seus leitores.
>> Alguns pontos-chave do material:
• A explosão dos dados provocou a necessidade analisá-los por meio de novas ferramentas;
• Pesquisadores desta área estão ajudando a construir essas novas ferramentas para os ‘não-especialistas’;
• Jornalistas estão encontrando maneiras de adaptar-se ao desafio de escrever matérias com dados complexos;
• Em um mundo conectado, os dados são cada vez mais um meio de expressão pessoal;
• Os dados chegam cada vez mais em tempo real, desafiando a nossa capacidade de absorver, analisar e deixá-los inteligíveis;
• Tecnologias para a criação de visualizações online ainda não são totalmente eficientes, estão em transição, mas existem novas ferramentas que facilitam o processo;
• A análise dos dados é tão importante quanto a visualização. Existem ferramentas que ajudam muito neste ponto. _______________________________________ Continue lendo:
Deixe um comentário