10 dicas para encontrar boas pautas

Quem elaborou esta relação foi o jornalista Jaldeep Katwala (ex-BBC e Rádio Netherlands).

1. Se a históra não é interessante, por que contá-la?

Este é o critério mais importante. Tua matéria tem que fazer com que o leitor “detenga su paso, levante la cabeza mientras desayuna, y además que le provoque contarla a otros”. Uma boa maneira de saber se tua pauta é interessante é contando aos amigos. Se eles responderem ‘e eu com isso?’, e você não sabe como responder, é provável que a história não seja publicável.

2. Algumas histórias já apareceram antes.

Se você consome notícia ferozmente saberá quando uma pauta é fresca e original. Se em teu trabalho não escutaram nada parecido, é provável que a história seja nova. Portanto, vale a pena contá-la.

3.  Se alguém não te retorna as ligações pode estar escondendo uma história.

Se a fonte central de uma matéria importante não quer atender nem retornar tuas ligações, e muito menos responder tuas perguntas, é um forte indício de que esteja ocultando algo importante.

4. A matéria afetará quantas pessoas?

Você pode escrever a melhor matéria do mundo e ela afetar apenas uma pessoa. Isto não invalida tua reportagem, mas quanto mais gente ela afetar mais interessante será para os leitores.

5. Se é uma história difícil de contar é bem possível que valha a pena contá-la.

Quanto mais difícil contar uma história, mais grandiosa ela pode ser. Se todas fossem fáceis todos teriam as mesmas ideias.

6. A história é coerente?

Quanto mais incrível a história e mais distante da realidade, cresce a possibilidade de que não seja real. Você tem que estar 100% seguro dos dados do texto antes de publicá-lo. Usualmente as melhores histórias são parte perdida de um quebra-cabeças e toma sentido quando é contextualizada.

7. As melhores matérias costumam ser as mais repercutidas.

Se você escreveu uma boa peça jornalística os concorrentes vão repercuti-la com seus próprios enfoques.

8. Tua notícia tem histórias relacionadas?

Uma boa matéria tem, pelo menos, três temas relacionados disponíveis para você explorar. Isto é uma vantagem perante a concorrência.

9. Considera o impacto que tua história pode ter.

Depois de contá-la algo será diferente? Tua matéria vai melhorar ou piorar a vida das outras pessoas? Se você acha que vai melhorar, é um bom sinal. Do contrário é melhor pensar duas vezes antes de publicá-la.

10. Depois de publicada a matéria, você poderá se comunicar com as fontes?

Suas fontes, depois de ler a matéria, terão boa vontade de conversar com você? Uma história controversa bem contada com responsabilidade lhe trará respeito. Do contrário você terá seu trabalho, como jornalista, contestado.

Via Clases de Periodismo.

_______________________________

Continue lendo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: