Google Public Data Explorer e o Jornalismo de Dados

Agora está mais fácil exercitar o jornalismo de dados. O Google lançou o Public Data Explorer. Como a própria página diz “Você não tem que ser um perito de dados para navegar entre diferentes pontos de vista, fazer suas próprias comparações e compartilhar suas descobertas”.

Estudantes, jornalistas, políticos, enfim, todos podem brincar com a ferramenta para criar visualizações de dados públicos e incorporá-los em seus próprios blogs.

O site mostra exemplos interativos de como se pode comparar países em várias esferas: população, expectativa de vida, fertilidade, natalidade, desemprego, etc.
Por estar ainda bem no começo, precisa ajustes em alguns itens como exportação de dados, falta de números e informações em algumas categorias.

O Jornalismo de Dados está passando de coadjuvante a co-protagonizar a notícia, ao lado do texto. Todos os 90 mil textos vazados pelo Wikileaks sobre a Guerra do Afeganistão, por exemplo, só foram bem explorados e formatados graças à expertise que jornais, como o Guardian, têm de fazer o leitor ler dados e, o mais importante, deixá-los inteligíveis.

Ou seja, jornalistas, online ou não, precisam olhar com mais interesse para essa plataforma cada vez mais profissional do jornalismo.
______________________
Continue lendo:
Anúncios

2 Comments

Add yours →

  1. RAMIRO GONÇALEZ 12/08/2010 — 20:03

    Olá Lanna, lembro que quando fui trainee da Unilever (em 1987…) meu sonho de consumo era uma ferramenta como esta. Especialmente para mostrar os perfis das regiões do Brasil. Tinha que montar transparências para retroprojetor. Cortar e colar texturas para poder fazer mapas de consumo no Brasil. Por falar nisso alguém sabe o que é um retroprojetor e transparências???

    Virei usuário habitual de seu blog.
    Grande Abraço. Ramiro

    • Lanna Morais 12/08/2010 — 21:11

      Para vc ver, Ramiro, o tempo voa e as coisas mudam (ou evoluem). Eu sei o que são retroprojetor e transparências. Usei muito na faculdade antes de conhecer o datashow =). Bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: