Um Texto Especial de Gay Talese

O Blog KK.org fez uma lista de matérias antigas que valem a pena ser lidas. Então, mudaremos a palavra ‘antigas’ e substituiremos por ‘clássicas’. Clássicos do Jornalismo que merecem leitura e deleite.

Um dos textos, de 1966, pertence à Esquire. É um primoroso perfil de Frank Sinatra de autoria de Gay Talese. O site da revista explica o contexto, em pequeno abre, antes de emergirmos nas palavras do mestre Talese; e assinala: depois desse perfil foi criado o conceito do Novo Jornalismo. Ou seja, além de ser um clássico, estabeleceu um novo paradigma:


“No inverno de 1965, o escritor Gay Talese chegou a Los Angeles com a missão de escrever o perfil de Frank Sinatra. O lendário cantor se aproximava dos 50 anos, mas estava com uma forte gripe, por isto não estava disposto a dar entrevistas. Então, Talese permaneceu na cidade, na esperança de Sinatra se recuperar e repensar. Enquanto isso, ele começou a conversar com muitas pessoas em torno do cantor – amigos, companheiros, família, seus inúmeros parasitas – fazendo suas observações como podia. O resultado, “Frank Sinatra Está Resfriado”, publicado em Abril de 1966, se tornou uma das mais célebres histórias já publicadas, um exemplo pioneiro de que veio a ser chamado de Novo Jornalismo – uma obra de fato rigorosamente fiel, com histórias vivas que haviam sido reservadas para a ficção. O texto evoca um retrato profundamente rico de uma das figuras mais vigiadas da época e conta uma história mais ampla sobre entretenimento, celebridades e dos Estados Unidos.”

Quem já leu pode reler. Quem não leu… não perca tempo.

Clique aqui para ler “Frank Sinatra Está Resfriado”, por Gay Talese.

______________________

*Fiquei sabendo da lista do KK.org no (sempre recomendado) blog Desculpe a Poeira, de Ricardo Lombardi.

Anúncios

One Comment

Add yours →

  1. iFM65s ohlgsernooio, [url=http://mxwlxetiwgsz.com/]mxwlxetiwgsz[/url], [link=http://aaasuyhtrvut.com/]aaasuyhtrvut[/link], http://xhnrkscaxude.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: