As 10 Leis do Jornalismo Multimídia

Interação é primordial

“O mais importante da prática multimídia é melhorar o jornalismo” – palavras de Al Tompkins, líder do Poynter Institute.

Em palestra aos membros do próprio Poynter, Tompkins apresentou ‘As 10 Leis do Multimídia’. Entre os itens há ideias bem interessantes, embora não muito novas, como criar comunidades e ter sempre a preocupação com SEO [Search Engine Optimization – Otimização para Buscas]. E o mais relevante: interatividade é fundamental.
Então, um site que quer oferecer boa experiência multimídia para seus leitores tem que >>
Lei #1 – Ser interativo: A interatividade deixa o usuário no controle. Isto basicamente aumenta a quantidade de tempo gasto no site.

Lei #2 – Ser um buscador amigável: Escreva manchetes com SEO em mente. Evite animações em Flash e imagens no canto superior esquerdo de sua página. Spiders olham primeiro de uma a quatro palavras em um título, por isto você tem que dar atenção especial à maneira de escrevê-lo.

Lei #3 – Gerar e Agregar (conteúdo): Não tenha medo de publicar os bons conteúdos de outras pessoas, além dos já produzidos por você.

Lei #4 – Sempre divulgar as fontes das pesquisas: O público tem que saber de onde vêm os dados que o site publica, para comprovar as informações.

Lei #5 – Valorizar seus ativos digitais: Se o conteúdo que você publica é de muito interesse e completamente exclusivo, pagarão por ele.

Lei #6 – Ser participativo: Dê às pessoas um modo de compartilhar o que sabem.

Lei #7 – Criar comunidades: Forme e promova grupos de interesses, no Facebook, onde as pessoas possam    conhecer outras com interesses em comum.

Lei #8 – Fazer mapeamento: Facilita a integração e comunicação da localização geográfica das informações do site. O projeto “Faces of the Fallen”, do WashingtonPost.com, é um exemplo. Crie um mapa interativo usando o Quikmaps.

Lei #9 – Atualizar-se: Insira feeds de seu interesse no site. Por exemplo, o site NewsHour disponibiliza código para que sites incorporem o frame para atualizações.

Lei #10 – Deixar os trabalhos mais elaborados com lugar permanente: Se você vai ter trabalho em produzir um conteúdo, certifique-se que tem ‘vida de prateleira’.

Vou começar seguindo o conselho da Lei #4: O texto deste post, em inglês, está no blog Advancing The Story.

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