99% das notícias dos blogs são da velha mídia

Enquanto o impasse da convergência das mídias on e off line não se define, outra questão surge: Até onde confiar no que é propagado pela web 2.0 (Blogs, redes sociais)?

Uma nova geração de leitores surge com outra urgência e, pricipalmente, outro conceito do que é ser bem informado. A curiosidade é saber quais os tipos de notícias mais compartilhadas nas redes sociais; quais delas fomenta o debate e o interesse dos consumidores da mídia on line.

Para tentar responder a essas questões, um centro de estudos midiáticos, o Pew Research, reuniu dados de sete meses sobre as principais notícias discutidas em blogs e mídias sociais (nos EUA), inclusive no Twitter. O instituto também fez uma análise dos vídeos noticiosos mais acessados no YouTube.

Algumas constatações:

– Nas 29 semanas em que as plataformas – blogs, Twitter e YouTube – foram analisadas,  apenas um assunto dominou as três redes. Foi na semana de 15-19 junho de 2009, quando aconteceram os protestos na época das eleições iranianas.

– Cada plataforma analisada parece ter sua própria personalidade e função. Por exemplo, os blogueiros ano passado gravitavam em torno de histórias mais passionais defendendo direitos ou grupos por convicção ideológica.

– E a surpresa: Apesar dos especialistas e entusiastas das redes sociais afirmarem que a mídia off line é obsoleta, os blogs ainda confiam pesadamente na imprensa tradicional.  Mais de 99% das matérias veiculadas em blogs eram provenientes da velha imprensa: BBC, CNN, o New York Times eo Washington Post responderam por 80% de todos os links postados em blogs.

É uma tendência que vai diminuir?


*Leia o relatório completo no journalism.org.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: