10 princípios do jornalismo digital

O que aponta o item 7 é pertinente. Jornalista não é perito. Nem o Google...

A primeira lista do ano é sobre jornalismo digital. Quem escreveu foi o Alan Rusbridger, diretor do Guardian Media and News, e o International Journalists’ Networkreproduziu.

Algumas ideias até parecem óbvias, mas podem gerar outros debates. Ainda não consigo dissociar jornalismo online do impresso. Talvez por querer algo mais substancial.

Ele pincela algo sobre o perfil do jornalista digital. Será que há características gritantes que diferenciam repórteres da web e impresso?

A prática do Jornalismo Online em 10 dicas:

1. Estimular a participação e feedback: As experiências dos e-repórteres e os serviços de fórum e comentários como plataformas de contato com os leitores.

2. O meio de comunicação não é para o grupo de jornalistas, mas para os leitores: O fim é sempre o usuário, a receptor-leitor.

3. Animar outros a iniciar um debate, publicar material ou dar sugestões: Potencializar a utilização das redes sociais.

4. Ajudar a criar comunidades em torno de interesses comuns e temas de importância.

5. Ser aberto e fazer parte da Web. Não ter medo das ferramentas na rede: Uma característica crucial para o perfil do jornalista digital.

6. Reunir e acompanhar o trabalho de outros: Sempre estar atualizado em temas de interesse, enfoques e abordagens dos outros meios de comunicação.

7. Aceitar que os jornalistas não são os únicos especialistas. Há outras vozes interessantes: O usuário ativo da rede já pode participar.

8. Desfrutar, expressar e refletir a diversidade, promovendo valores comuns.

9 . Aceitar que a publicação pode ser o começo do processo jornalístico e não o final: No mundo digital tudo está em constante construção.

10. Ser franco e aberto aos desafios e melhorias, incluindo as correções, esclarecimentos e debate: Reinventar a forma de trabalhar todos os dias.

Anúncios

4 Comments

Add yours →

  1. RAMIRO GONÇALEZ 14/08/2010 — 19:30

    Perfeito! Isso vale para quakquer profissão que pretende trabalhar on line. Interatividade muda muito a forma de comunicar-se. Abraços RAMIRO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: