Jornalismo 2.0 em todas as redes sociais?


 

A editora de mídias sociais do NYT, Jen Preston, perguntou ao jornalista Vadim Lavrusik pelo Twitter: “Facebook, Twitter, Tumbrl – os veículos de jornalismo podem estar em todos esses lugares”?

A reflexão é por conta do Tumbrl* da Newsweek, lançado esta semana. Alguns profissionais do jornalismo acham que as Organizações ainda não usam essas mídias de forma eficaz.

No post abaixo, 8 Soluções: Impressos x Online, o site Marketing Pilgrim recomenda aos jornais que não ignorem a web 2.0, mas parece que alguns deles não acompanham a velocidade da proliferação dessas plataformas. É imprescindível estar presente em todas as redes sociais? Sobre isto Vadim Lavrusik coloca de forma interessante:

 

 

Existe uma diferença entre estar em toda parte e envolver toda parte. Os veículos devem priorizar o que é importante para que invistam tempo e eficácia. Os sites de notícias que são alvo de atenção por serem inovadores e relevantes são aqueles que têm uma presença forte e eficaz em outros lugares.
Ele vai mais longe, mas é interessante para pensar:
E se as empresas jornalísticas abolirem os sites de notícias e permanecerem presentes apenas nas redes sociais? A resposta não é tão simples. É fácil dizer não, pois muitas dessas plataformas não geram receitas e as empresas não teriam muito controle de como apresentar o conteúdo. Quando surgir um modelo de negócios que gere receita nas mídias 2.o talvez ocorra uma mudança.
Vejo que, muitas vezes, o próprio leitor faz o papel de irradiador de informação. Quantas vezes um assunto  que começa num site noticioso se estende para lugares como o Twitter e o Facebook? Percebo também que as pessoas apreciam quando os veículos têm sua porção 2.0. Isto pode aproximar os leitores de suas fontes preferidas de informação e vice-versa – além de ajudar a conhecer tantas outras fontes.
O que você pensa a respeito? Voltarei neste assunto. 🙂
*Tumblr:  Rede social que permite que usuários compartilhem links, textos, vídeos, áudio. Como no Twitter, você pode seguir outras pessoas e ver no seu painel de controle (Dashboard) os últimos posts de quem você segue. Para saber mais clique aqui.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: