Em que confiam os Jornalistas?

Países participantes da pesquisa

 

Pesquisa realizada em 18 países, incluindo o Brasil, procurou comparar a ‘cultura jornalística’ entre 1800 jornalistas. Alguns resultados em gráficos estão disponíveis e pode-se observar o posicionamento dos jornalistas de cada país relativamente a um certo conjunto de itens. Uma das perguntas da pesquisa é o grau de confiança, numa escala de 1 a 5, que os profissionais têm em certas instituições. Segue a tabela global:

 

(Arte: Blog MediaScopio)

 

O estudo chega a esta conclusão com base nos primeiros resultados da pesquisa:

 

O distanciamento, o não-envolvimento e a divulgação de informação política, bem como o papel de watchdog pertencem às funções do jornalismo que suscitam adesão global. Imparcialidade, fiabilidade e factualidade da informação, bem como a adesão a princípios éticos universais também são em geral apreciados. O intervencionismo, no entanto, é muito menos suportado pelos jornalistas. Vários aspectos da objetividade, bem como a importância de separar fatos e opiniões parecem ser encarados de forma diferente nos vários países. Os jornalistas ocidentais são, em termos gerais, menos favoráveis a qualquer forma de promoção ativa de valores particulares, ideias ou mudança social, e aderem mais aos princípios universais nas suas decisões éticas.

 


*Com informações do Blog MediaScopio


Anúncios

2 Comments

Add yours →

  1. Às vezes o ceticismo dos jornalistas é tão intenso que impede que eles aceitem qualquer tentativa de mudança social. Para ser jornalista é preciso ser desconfiado de tudo, sim, mas não esperar a perfeição de cada iniciativa, de cada movimento social, de cada proposta política. Isso significa realmente se limitar ao papel de “watchdog”, que late para qualquer um que pareça nadar contra a maré.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: